quinta-feira, 24 de maio de 2012


                        Projeto 
                  18 de Abril de 2012 dia de Monteiro Lobato e Literatura Infantil e também dia 23 de Abril dia Mundial do livro

Trabalhar Monteiro Lobato, é vivenciar dentro da Literatura Infantil um mundo rico em cultura, em um mundo mágico de personagens que encantam as crianças, os jovens e os adultos. É preciso também viver e entender Monteiro Lobato, que com seu espírito jovem e sua coragem esta vivo no coração de cada criança.   
A leitura de seus livros, foi determinante para que gerações de crianças se apaixonassem pela leitura. Isso fica ainda mais claro quando temos a oportunidade de conhecer autores que marcaram a trajetória de leitura dos atuais autores de literatura infantojuvenil brasileira. Monteiro Lobato aparece na maioria delas, é considerado o mais importante autor da literatura infantil no Brasil. Além disso, foi o fundador de algumas das primeiras editoras do país, que existem até hoje.
A grande virada da literatura infantil brasileira ocorreu com a publicação, de A menina de narizinho arrebitado, em 1921, onde revela a preocupação de escrever histórias para crianças, numa linguagem compreensível e atraente para elas, objetivo que foi plenamente alcançado pelo autor, cuja obra é um dos pontos mais altos da literatura infantil brasileira. Usando uma linguagem criativa, Lobato rompeu a dependência com o padrão culto: introduziu a oralidade na fala das personagens como no discurso do narrador.
Monteiro Lobato trouxe com seus personagens uma nova visão para a história literária, ainda inexistente. Houve nele uma preocupação direcionada realmente à educação e a cultura das crianças. 





         Ao longo do projeto os alunos sentiram-se entusiasmados com o que descobriram do autor, compartilharam com os colegas o que estavam lendo e o que produziam. Visitaram a Sala de Leitura para pesquisarem sobre as suas obras.

O projeto contou com a professora Canta e os alunos dos 6º anos A e B, que socializaram o trabalho na Sala de Leitura, apresentando para os colegas as produções finalizadas.                                










Nenhum comentário:

Postar um comentário